segunda-feira, 19 de abril de 2010

F-1 2010 - GP da China

Contradada por Bernie Ecclestone
Chuva volta para o GP da China e faz a alegria de Button


Com chuva ou sem chuva, o palpite de todos era dobradinha da RBR, mas quem está ficando expert em corridas malucas é Jenson Button.
Saindo da quinta posição e a mantendo na largada, Button assumiu o segundo lugar logo no começo da prova quando uma chuva ameaçou cair e quase todos os pilotos foram trocar de sapatos.
Rosberg, Button e Kubica acertaram na estratégia e mantiveram-se na pista.
Com mais carro e mais braço, Jenson assumiu a liderança e chegou mais uma vez ao lugar mais alto do pódio.
KERS de volta a Fórmula 1?
Foi o que parecia no carro de Fernando Alonso na largada, mas o dedo e o olho de Charlie Whiting não deixaram impune a queimada de largada que o espanhol cometeu.
Acidente lá trás e como consequência, safety car na pista.
Fernando Alonso com o sangue na cabeça cometeu o seu pior pecado dentro da equipe italiana.
Colocar em risco dois carros da Ferrari, algo inadmisível por Montezemolo.
Ao entrar nos boxes, Alonso atrás de Massa, colocou o carro de lado e ultrapassou Felipe na entrada dos boxes e jogou o brasileiro na grama. Entendo sua atitude já que não queria aguardar a troca de pneus do Felipe para depois realizar a sua, seria muito tempo perdido, mas lembrem-se que foi deste jeito que Alonso acabou com sua imagem na McLaren quando ficou segurando Lewis Hamilton nos boxes na frente de Ron Dennis em 2007.
Lewis e Vettel também realizaram uma briga na entrada e na saída dos boxes, ambos receberam apenas uma advertência.
Outra batalha espetacular foi entre Michael Schumacher e Lewis Hamilton.
Mesmo sem ritmo, Schumi mostrou o por que foi sete vezes campeão mundial.
Hamilton tentou, tentou e com muita dificuldade conseguiu a ultrapassagem e não só essa. Hamilton fez ótima corrida e fechou a dobradinha da McLaren na China.
Nico Rosberg, o atual mineirinho da Fórmula 1, conquistou o segundo pódio, o segundo terceiro lugar e agora está na segunda posição do campeonato somente dez pontos atrás do líder Button.
Alonso ainda conseguiu um quarto lugar. Vette e Webber ficaram perdidos na corrida e passaram longe do pódio.
Felipe Massa foi somente o nono e Rubens Barrichello o décimo segundo.
Bruno Senna terminou em décimo sexto à frente de Karun seu companheiro de equipe.
Lucas Di Grassi nem foi à pista com problemas na embreagem.
A chuva contratada por Bernie deve rescindir o contrato já que a próxima prova é na Espanha abrindo o calendário europeu no circuito Catalão.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

F-1 2010 - GP Malásia

Sem chuva, legal estava lá trás
Vettel enfim alcança sua primeira vitória

Igual ao treino classificatório e da corrida de 2009, ninguém queria, mas um pouquinho de chuva para dar mais emoção sempre é mais interessante.
Se não fosse por Button, Alonso, Hamilton e Massa que largaram no fim do pelotão e realizaram ultrapassagens belíssimas, a corrida teria sido mais uma fila indiana como no Bahrein. Basta perceber que a transmissão da corrida nem mostrava os primeiros colocados.
Na largada, Sebastian Vettel na terceira posição simplesmente não tomou conta de seu companheiro e de Nico Rosberg e logo assumiu a primeira posição de não sairia mais.
Para Webber restou amargar a segunda posição e pela terceira vez consecutiva emplacar a volta mais rápida da prova com 1min37seg054milésimos.
Nico Rosberg com cautela e sem muita aparição chegou ao seu primeiro pódio deste ano na terceira colocação.
Se sorte ou competência , não se sabe, mas que Robert Kubica chegou na quarta posição e levou mais 12 pontos para Renault isso sim é um milagre já que seu companheiro não terminou a prova mais uma vez e amarga a penúltima posição na tabela do campeonato.
Aplausos e muitos aplausos para Adrian Sutil. Com uma Force India renovada o alemão aguentou a pressão de Lewis Hamilton no fim da prova sem ao menos dar uma balançada e chegou na quinta posição.
Este, Lewis Hamilton fez mais uma daquelas corridas cheia de brilhantismo, mas com uma atuação duvidosa.
O fato é que ao ultrapassar Vitaly Petrov no fim da reta oposta, o Russo saiu da curva melhor tracionado e conseguiu pegar o vacuo de Hamilton na reta dos boxes, porém Hamilton mudou o seu traçado na pista mais de três vezes para se defender, atitude essa reprimida pelo regulamento onde o piloto deve receber uma punição. A de Hamilton foi somente uma advertência pelo rádio. Se fosse o contrário, Vitaly Petrov estaria nos boxes até agora pagando uma punição.
Mesmo assim, Hamilton realizou uma ótima corrida com ultrapassagens belíssimas.
Felipe Massa, ainda sem ter um carro aos pés de Red Bull e talvez de Hamilton, também realizou ultrapassagens e chegou na sétima posição e alcançou a liderança do campeonato, isso por que Fernando Alonso na tentativa de ganhar a posição de Button com uma marcha a menos e forçando o motor fez com que na penúltima volta o motor italiano abrisse o bico.
Vaias para Jarno Trulli e Lotus que correndo em casa, depois de duas corridas na frente das outras estreantes, amargou um último lugar.
Lucas di Grassi e Bruno Senna terminaram a prova em 14º e 16º.
Na China daqui a duas semanas, assim como no ano passado, eu espero mais um show e dobradinha da Red Bull.

segunda-feira, 29 de março de 2010

F-1 2010 - GP da Austrália

Corrida em Albert Park é corrida com emoção
Button vence corrida quase perdida

Sem áreas de escape gigantescas e temperatura de 40° C, a fila indiana do Bahrein ficou por lá com sua motoneidade.
Em terras australianas, um pouco de chuva e muros próximos à pista deram fim ao jejum de 11 corridas sem vencer do atual campeão Jenson Button, mas claro com muito mais emoção em relação ao ano passado onde Jenson largou na pole e dominou a corrida de ponta a ponta.
Essa história começa mais uma vez com um alemão chamado Sebastian Vettel. Mais uma pole com o perfeito carro de Adrian Newey e mais uma vez uma largada perfeita e limpa, mantendo a ponta depois da caótica primeira curva.
O interessante estava logo atrás dele. Felipe Massa fez uma ótima largada e saiu da quinta posição para a segunda, e então o encontro de campeões.
Button por dentro, Alonso no meio e Schumacher por fora.
O inglês tocou a roda dianteira esquerda com a roda traseira direita da Ferrai de Alonso, o que fez com que o carro saísse de traseira e encontrasse Michael Schumacher.
O beneficiado com a situação foi Robert Kubica que também fez ótima largada e pulou para a quarta posição saindo da nona posição.
Alonso ficou ao contrário na pista. Schumi com o bico quebrado e Button com a corrida escapolindo pelas mãos.
Poucas curvas depois, Kamui Kobayashi acertou o meio do carro da Williams de Nico Hulkenberg desenhando a batida mais forte da corrida e obrigando a entranda do safety car. A confusão também teve fins negativos para Sebastian Buemi que nem sabe de onde veio o canhão.
Na relargada estava declarado que Hamilton faria mais uma de suas corridas completamente sem noção, onde apenas a vitória interessa. Isso por que colocou o carro do lado de seu companheiro agressivamente  provocando quase um choque entre os dois McLaren.
Button mudou de estratégia e com seis voltas de prova entrou nos boxes para colocar os pneus slicks de pista seca, mas logo na saída dos boxes percebeu que não era tão seca assim e foi parar na grama, mas voltou e em pouco tempo a volta mais rápida era dele.
Estratégia perfeita.
Lá no fundão, Alonso e Schumacher ultrapassavam facilmente os carros das novas equipes, ou melhor, Alonso já que Scumacher até o famoso X levou de Lucas Di Grassi.
Na 26ª volta chegou o desespero mais uma vez para Sebastian Vettel. Um possível problema nos freios fez com que Vettel passasse reto na curva Ascari e abandonando a liderança na caixa de brita.
O segundo colocado era ninguém menos do que o número 1 do mundo Jenson Button que recebeu a liderança de braços abertos e dominou a prova até o final.
Robert Kubica foi o segundo aguentando todos os ataques recebidos de Webber, Hamilton e Massa.
Porém como Albert Park é emoção do começo até a última volta, Massa era perseguido por Alonso, Hamilton e Webber já por muitas voltas até que Alonso teve de parar de investir em uma ultrapassagem e agora se defender do ex-companheiro de McLaren Hamilton.
Quem acabou com a festa foi Mark Webber que perdeu o ponto de freada e acertou em cheio a traseira de Lewis Hamilton que caiu para a sexta posição e Webber voltou em nono depois de trocar o bico, deixando Massa em terceiro e Alonso em quarto. Nico Rosberg em corrida apagada mais sem erros chegou em quinto.
Aplausos para Vitantonio Liuzzi que mais uma vez coloca a Force India em sétimo à frente da rival Williams de Barrichello em oitavo. Michael Schumacher completou a saga de recuperação na 10ª posição.
Vaias para Mark Webber já que em casa fez a lambança que fez.
Bruno Senna teve problema hidráulico e mais uma vez não terminou a prova assim como Lucas Di Grassi com problemas mecânicos.
Para Vettel resta ver a liderança Ferrarista e torcer para Horner e Newey acertarem por completo a mão no carro.

segunda-feira, 15 de março de 2010

F-1 2010 - GP do Bahrein

40ºC de pura adrenalina
Dobradinha da Ferrari na estreia

A primeira etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 acabou com todos os palpites dos videntes da categoria.
Num treino livre onde McLaren e Mercedes dominavam sem muito esforço, quem arrebentou no classificatório e na corrida foi Ferrari e RBR.
Com Sebastian Vettel na pole e Felipe Massa em segundo, parecia que a briga feia seria na segunda fila entre Alonso e Hamilton, mas o espanhol queria mais e muito mais.
Largando na terceira posição, Fernando ficou pelo lado de fora na primeira curva e na segunda a preferência era dele, sendo assim seu companheiro já estava superado e agora só faltava Vettel.
As regras novas na Fórmula 1 parecem não ter dado muito certo. As brigas por posições continuaram somente no pelotão do meio e do final. Perseguições de até quatro carros juntos.
Restava esperar as trocas de pneus, algo que a Ferrari antigamente era a mais rápida, mas a RBR mostrou que esse ano veio para levar tudo o que for possível, porém o motor Renault continua dando dor de cabeça para a equipe.
Logo na largada o motor de Mark Webber fumou e deixou todo mundo que estava atrás às cegas.
Robert Kubica se encontrou com Adrian Sutil, mas sem grandes avarias no carro.
Na 34ª volta foi a vez de Vettel perder potência e então estava marcada a dobradinha da Ferrari na abertura do campeonato.
Infelizmente para nós brasileiros era o Felipe que estava em segundo e como regras são regras, principalmente na casa italiana, Massa teve de assistir a vitória de Alonso sem ao menos dar um pouco de trabalho para o espanhol.
Numa época onde em terra de cego quem tem um olho é Deus, Felipe conseguiu um bom resultado e agora tem de trabalhar para na próxima ficar na frente do companheiro de equipe.
Lewis Hamilton também se aproveitou do problema com Sebastian Vettel e fechou o pódio do Bahrein.
Atrás de Vettel, quarto colocado, Nico Rosberg deixou o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, com a tarefa de se defender dos ataques de Jenson Button e Mark Webber.
Se o chefe pediu então está feito. Com a pressão de Ross Brawn em Nico, o pequeno alemão mostrou sim que deve e merece fazer parte da equipe.
Se agora os dez primeiros pontuam então resta somente duas posições para serem disputadas, isso pois provavelmente, tirando problemas inesperados, as oito primeiras posições ficarão nas mãos de Ferrari, RBR, McLaren e Mercedes.
Então ofereço os meus aplausos para equipe Force India que de equipe do fim do pelotão não tem mais nada.
Nono lugar para Vitantonio Liuzzi em corrida perfeita.
Fechando a pontuação com Rubens Barrichello na décima posição e sua Williams que passará mais um ano no pelotão do meio.
A briga para as duas últimas posições pontuáveis deve ficar entre Force India, Williams e Renault.
Na série B, destaque para Lotus que em ano de re-estreia terminou a corrida com os dois carros, fato que nem as outras duas estreantes Virgin de Lucas di Grassi e Hispania de Bruno Senna conseguiram.
Quem também fechou as portas do pit mais cedo foi a Sauber com problemas mecânicos nos carros de De La Rosa e Kobayashi.
Melhor volta para Fernando Alonso com 1m58s287, na 45ª volta e a audiência na Espanha foi as alturas para ver o príncipe das Astúrias de volta ao pódio.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Hispania Racing F1 Team

HRT
Talvez um milagre

A equipe HRT, ex-Campos, apresentou seu primeiro carro hoje na Espanha.
Além da apresentação do carro, Bruno Senna compareceu junto com seu novo companheiro de equipe Karun Chandhock, piloto indiano já conhecido de Bruno em 2008 quando foram companheiros na GP2 pela ISport.
O carro na cor cinza parece mais simples do que o Lotus T127.
Com os pés no chão, Bruno espera ser o melhor das equipes estreantes e sempre que possível terminar na zona de pontuação.
Uma tarefa bem difícil de ser realizada já que a equipe não participou de nenhum teste da pré-temporada, aonde Lotus e Virgin já acumularam milhas e milhas para a temporada.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Lotus

T127
15 anos depois

Está de volta à maior categoria do automobilismo uma das mais tradicionais equipes da história da Fórmula 1.
A Lotus apresentou hoje o seu novo carro para a temporada de 2010. Depois de 15 anos, a equipe seguiu a linha de nomes para o carro já que o último era T112 e agora em 2010 T127. O carro ainda tem como predominante a cor verde escura e a faixa amarela.
O T127 não possui nenhuma novidade e é muito simples, com um bico tradicional, entradas de ar bem grandes e o aerofólio traseiro quadradão. Já o aerofólio dianteiro possui sim pequenas abas como outras equipes.
"Estou extremamente orgulhoso de estar aqui hoje e poder mostrar ao mundo os frutos do trabalho árduo da equipe ao longo dos últimos cinco meses", disse Tony Fernandes, empresário malaio que tornou possível a volta da tradicional equipe.
Nos volantes da equipe estão o ex-piloto da Toyota, Jarno Trulli e o ex-piloto da McLaren Heikki Kovalainen.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Red Bull Racing

RB6
Cadê a surpresa?

Nesta manhã, em Jerez de la Frontera, o novo carro da equipe Red Bull fez sua primeira aparição.
O que ninguém espereva era um carro tão parecido quanto o de 2009.
"Ter ganho corridas, conquistado poles e terminar em segundo lugar em ambos os campeonatos, faz com que a nossa meta para 2010 seja vencer o campeonato", disse o chefe da equipe, Christian Horner.
Devido a esses resultados pode ser que Adrian Newey tenha realizado somente algumas modificações no carro, ou ainda melhor, adaptações e evoluções.


O chifre no bico do carro parece estar mais acentuado e o bico com uma maior inclinação além de novas abas no aerofólio dianteiro.
O RB6 ainda possui o difusor duplo inserido no meio da temporada passada e a barbatana de tubarão na tampa do motor.
Mark Webber e Sebastian Vettel continuam nos volantes com a direção de Christian Horner





terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Force India

VJM03
Na rebarba de 2009

Pole position e segundo lugar no Grande Prêmio da Bélgica e bons resultados subsequentes, a Force India apresenta seu bólido para 2010 com as mesmas cores e com uma dívida nas costas que não deve ser problema.
"O VJM03 é definitivamente uma evolução do VJM02 em termos de filosofias de design que nós desenvolvemos na Force India no ano passado. Nós estamos muito felizes com esta direção", disse o diretor de design da equipe, Mark Smith.O carro possui a famosa barbatana na tampa do motor e um bico largo e quase reto carregando um aerofólio dianteiro cheio de abas para tentar corrigir a falta de aerodinâmica do VJM02.
Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil foram mantidos como os pilotos da equipe.
"2010 é uma época muito importante e nós estamos muito otimistas. Acho que este ano é importante ser consistente desde a primeira corrida, disse Sutil."
"Depois de um ano e meio em um papel de teste, eu me sinto realmente preparado, tanto física e mentalmente para temporada. Meu objetivo é ser o mais forte e consistente possível e dar um bom feedback para a equipe para ajudá-los a melhorar."
 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Virgin Racing

VR-01
Fim do pelotão que nada

Sem dúvida a primeira das quatro novas. A Virgin aparece com vontade, um belo projeto e com novidades para a categoria.
Criado com tecnologia pioneira de Dinâmica de Fluidos Computacionais (CFD, em inglês), que simula digitalmente o fluxo de ar no carro, substituindo o tradicional túnel de vento, o VR-01 possui características de todos os grandes. Nem bico reto, nem caído. O bico do primeiro bólido da equipe vem com os chifres do RB5 e com um pouco de inclinação dom MP4-25. A asa dianteira com apenas uma aba, bem diferente das seis da McLaren.
A tampa do motor sem barbatan e sim bem reta como o novo modelo da Mercedes.
É com esse mix de características que Nick Wirth, diretor técnico da equipe, pretende ficar a frente das outras novas equipes e nada me surpreenderia se ficasse à frente de Toro Rosso e Force India se ambas continuarem com o desempenho do ano passado.
Alegria para nós brasileiros que temos Lucas Di Grassi sentado no carro vermelho e preto.
"Participei passo a passo e, como piloto, tanto eu como o Timo (Glock) pudemos apontar algumas coisas que gostaríamos individualmente no carro. Dei minhas opiniões sobre o volante, por exemplo, do posicionamento de certos comandos, de onde prefiro que estejam, bem como os pedais. Foi um processo muito interessante, ver como um carro de Fórmula 1 é construído a partir do zero – disse o brasileiro".

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Toro Rosso

STR5
Nada de novo

Desta vez é regra e a STR teve de construir seu carro para este ano completamente sozinha. Nada de ajuda da Red Bull e muito menos de Adrian Newey.
Se pegarmos o STR4, a única diferença que tem para o STR5 é a barbatana de tubarão criada por Adrian, mas desta vez o carro foi feito em Faenza na sede da equipe Toro Rosso.
A missão de pilotar o carro ainda está nas mãos de Sebastian Buemi e Jaime Alguersuari que pelos poucos Km rodados que possuem não terão uma tera fácil este ano.
A expectativa é de ficar entre os oito construtores depois de amargar a última posição na tabela de marcas do ano passado vaga que deve ser preenchida este ano por uma das novas.

Lançamentos F-1 2010 - Mercedes

MGP W01
O carro campeão

Em 2009 depois de todo o sufoco, Ross Brawn fez o carro imbatível do ano. O mais estudado e bem elaborado já que em 2008 Ross fazia parte do conselho das regras para 2009.
Neste ano a equipe vem com mais novidades e promete sim ser um dos carros a ser batido.
Agora como Mercedes, o carro não apresenta a famosa barbatana de tubarão de Adrian Newey, porém apresenta uma saliência no bico muito parecida aos chifres do RB5.
De quebra, Ross Brawn e Mercedes apostam na dupla de pilotos alemães. Nada mais do que o heptacampeão mundial Michael Schumacher e Nico Rosberg.
Talvez uma cutucada na sua antiga parceira McLaren que vangloriou-se pela dupla de pilotos ingleses campeões Lewis Hamilton e Jenson Button.
A briga promete e muito ser entre a dupla de gênios Michael Schumacher e Ross Brawn com os 5 títulos da Ferrari no currículo e o mago Adrian Newey  e a juventude de Sebastian Vettel.

Lançamentos F-1 2010 - Renault

R30
Não tenho nada a ver com o passado recente

É o que parece querer mostrar a nova Renault. Com uma pintura completamente diferente do ano passado,  o  R30 é quase todo amarelo com detalhes em preto relembrando a pintura de 1980.
O bico do ano passado de nada restou. A barabatan de Adrian Newey ainda faz sucesso e também aparece no carro da equipe francesa.
Sem nada de especial, o destaque do lançamento ficou com a contratação de Vitaly Petrov para ser companheiro de Robert Kubica.
 "Esta é uma grande oportunidade para mim e estou realmente ansioso para trabalhar com a equipe nesta temporada ", disse Petrov.

Lançamentos F-1 2010 - Sauber

C29
Tudo de novo

Em 2006 Peter Sauber entregou sua equipe Sauber Petronas com motor Ferrari nas mãos da BMW.
Desde então um novo caminho vinha sendo traçado. Agora a BMW devolve para as mãos de seu criador a equipe BMW falida e sem nada.
Novamente Peter Sauber conquista o motor Ferrari e ainda sem patrocínio apresenta seu carro no circuito de Valência.


Também de barbatana, mas sem encostar no aerofólio traseiro, o destaque do carro fica com o bico bem alto e com o aerofólio dianteiro preso mais atrás na parte inferior do bico.


"Os últimos meses foram muito intensos para nós", disse Peter Sauber. "Primeiro tivemos que lutar para assegurar a sobrevivência da equipe e, em seguida, focamos em colocar um conjunto forte para o futuro."

 Peter Sauber ainda acredita na experiência de Pedro De La Rosa, ex-McLaren, e no destaque do final do ano passado Kamui Kobayashi.
 

"Finalmente eu posso me 
sentir como um piloto de corrida de novo".


 
"Estou muito orgulhoso de que Peter Sauber demonstrou
tanta fé em mim e eu estou determinado a não desapontá-lo" .  

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - McLaren

MP4-25
A dupla de ingleses campeões


Hoje é a vez da McLaren apresentar seu novo carro para a temporada de 2010.
Como já esperado, algo de Adrian Newey apareceria no MP4-25. A tampa do motor chamada de barbatana de tubarão encostada no aerofólio traseiro foi inserida no novo bólido.
A equipe teve grandes mudanças no projeto já que teve de aumentar o tanque de gasolina devido as novas regras e sendo assim aumentando a distância entre os eixos que era uma das menores em relação ao resto do grid.
O carro ainda conta com o motor Mercedes, mais potente de 2009, mesmo com a sociedade entre ambas as empresas ter chego ao fim.
"Nós demonstramos que a força em profundidade é a melhor abordagem a seguir na Fórmula 1", disse o chefe da equipe, Martin Whitmarsh. "O grupo de engenheiros, designers e estrategistas demonstra o quanto pode ser alcançado por uma equipe operacional muito focada no limite das suas capacidades."
"Estou muito orgulhoso de estar aqui hoje sabendo que vou  levar o número 1 para toda a temporada: isso é uma grande responsabilidade, mas também uma grande honra", disse Button.

"Eu vi o quanto esforço e atenção foi colocado na criação deste carro", comentou Hamilton. "Temos trabalhado como loucos para encontrar o desempenho ideal e o resultado é algo muito especial e muito intransigente."

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lançamentos F-1 2010 - Ferrari

F10
Está na hora de títulos

Assim como no ano passado, ai está ela novamente. A primeira e novamente via internet, a Ferrari lançou hoje o novo monoposto para 2010.

O carro possui um bico muito parecido com o RB5 de Adrian Newey projetista da Red Bull. A Ferrari, assim como todas as equipes, tiveram de modificar o tamanho do tanque de gasolina já que está proibido o reabastecimento durante a corrida. Destaque para a volta dos aerofólios brancos com o patrocínio do banco Santander assim como em 2001 com o patrocínio da Vodafone.

Já com muitas saudades da taça de campeã, a Ferrari apresenta um modelo bem estudado e criado no meio de 2009. A temporada que vinha nada bem serviu para preparar a temporada de 2010.
Se este roteiro dá certo? Basta ver Ross Brawn e seus títulos de construtores e pilotos em 2009 com o carro melhor elaborado do grid em quase dois anos de gestação.
Steffano Domenicalli, chefe da equipe italiana, aposta em Felipe Massa e Fernando Alonso para guiar o F10 ao topo do pódio. A dupla de sangue latino que já não se deu muito bem em outras épocas, promete grandes feitos para este ano.


"É sem dúvida um grande prazer estar aqui para apresentar uma outra Ferrari", disse Felipe. Eu realmente sinto que eu quero trabalhar mais do que nunca, então eu realmente espero que este vai ser um carro muito competitivo e que estaremos lutando pelo campeonato e que o nosso carro vermelho, a nossa Ferrari, estará sempre na pole position. Estamos realmente dispostos a fazer isso e estou muito feliz por estar aqui. " 

"Esta é minha primeira apresentação com a Ferrari, e isso significa muito para mim", disse Alonso. Eu gostaria de agradecer toda a equipe, porque eu sei que eles trabalharam muito duro durante os últimos meses para criar esse sonho, este carro novo. Estamos prontos para assumir esse desafio. Felipe e eu formamos uma equipe forte e esperamos deixar os fãs orgulhosos levando este carro ao título."