segunda-feira, 27 de julho de 2009

GP da Hungria - Dobradinha do KERS

Hamilton vence seguido por Kimi em fim de semana trágico
A principal categoria do automobilismo não teve como destaque a corrida e sim o treino classificatório. Felipe Massa, por uma infelicidade, sofreu um grave acidente na segunda parte do treino. O circuito parecia vazio devido o silêncio. Na corrida, o som dos motores ecoavam sozinhos entre curvas e retas do traçado húngaro. Em 2008, Felipe tinha esta mesma corrida nas mãos até que seu motor Ferrari o deixou na mão. O resultado da prova mostra que esse ano, Felipe teria sim grandes chances de vencer. Enfim, o primeiro resultado positivo do KERS. Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen foram os três pilotos que mais ganharam posições na largada. Um circuito onde as ultrapassagens são quase impossíveis não foi barreira para o sistema de recuperação de energia. Lewis e Kimi esbanjaram poder na pista e mostraram que mesmo com um campeonato completamente atípico, as grandes não estão mortas. Mark Webber fechou o pódio e continua discreto, diminuindo a vantagem para o líder Jenson Button que somou apenas dois pontos na sétima posição. Rubens Barrichello largou na décima terceira posição ficou embolado na largada e caiu para décima sétima posição comprometendo toda sua corrida e chegou em décimo sem marcar pontos. Sebastian Vettel não terminou a prova. Nelsinho Piquet, chegou na décima segunda posição, mas fez boa corrida com o carro que lhe foi apresentado. Aplausos para Timo Glock que largou em décimo quarto e chegou em sexto. Vaias para equipe Renault que distruiu a corrida de Fernando Alonso na primeira parada de box quando o pneu dianteiro direito não foi bem preso e escapou do carro antes mesmo de completar uma volta podendo causar um grave acidente. A equipe francesa foi punida e não poderá disputar o GP da Europa em Valência. Na Fórmula 2, há cerca de uma semana, o britânico Henry Surtees morreu após ser atingido na cabeça pela roda posterior esquerda do carro de Jack Clark, que tinha sofrido um acidente, e, inconsciente, continuou até bater em um muro. O fim de semana não era mesmo para o automobilismo brasileiro. Tony Kanaan sofreu queimaduras de segundo grau na disputa do GP de Edmonton pela Fórmula Indy. Em sua parada para reabastecimento, o combustível vazou para dentro do cock-pit causando queimaduras nos dedos, queixo e sombrancelhas do piloto. Kanaan deixou mensagens em seu twitter tranquilizando os fãs e dizendo que estava bem. Ao fim da prova, na entrevista coletiva, Lewis Hamilton fala em nome de todos os pilotos que sentem a falta de Felipe no grid. E como diz a placa lá em cima:
"Força Felipe, estamos com você"

quarta-feira, 15 de julho de 2009

GP da Alemanha - Disputa de reinados

Webber vence com Vettel em segundo
O reinado luxuoso e tranquilo da Brawn começa a ficar mais escuro e preocupante.
O grande prêmio da Alemanhã fica marcado no ano de 2009 como a corrida mais emocionante do campeonato até agora. Começando pelo eletrizante treino classificatório no sábado e a corrida de tirar o folego no domingo.
Pela primeira vez em sua carreira, Mark Webber cravou o melhor tempo no sábado e largou na pole position e como já está virando costume, uma RBR na pole é sinal de vitória e com dobradinha.
Na China, Vettel na pole e no final Vettel em primeiro e Webber em segundo. Na Inglaterra, mais uma pole de Vettel e se repetia a mesma dobradinha da China. Na Alemanha, pole de Webber e dobradinha no final com Webber em primeiro e Vettel em segundo.
A disputa de reinados que me refiro no título não é somente entre as duas principais equipes e sim também sobre os quatro pilotos principais.
Ross Brawn deixou claro no GP da Espanha que não tinha preferência nenhuma por Button e que não existia primeiro piloto, mesmo depois de ter acabado de tirar a primeira vitória no ano de Rubens Barrichello.
Na Alemanha o contrato assinado.
Mais uma vez uma estratégia burra que nem parece ter saído da cabeça de Ross Brawn.
Três paradas agora para os dois pilotos e então você me pergunta aonde está a preferência?
Imagine você, mesmo que entenda pouco de Fórmula 1. Um piloto que assumiu a ponta na primeira curva, liderou a primeira parte da prova, perde posições por um erro de estratégia e mais perde posições por um erro da equipe e então na terceira parada chama-o para os boxes antes do outro piloto que andou atrás o final de semana inteiro.
Está claro quem é o primeiro piloto.
Vamos para o lado Austríaco do grid.
O experiente Mark Webber contra o iniciante Sebastian Vettel.
"Fiquem tranquilos. Este inicio espetacular dos fantasmas brancos logo vai acabar."
Até parece uma historinha infantil com monstros e mágicos.
Sim, existi um mágico que promete e cumpre. Adrian Newey prometeu que daria o melhor carro do grid para seus pilotos e agora basta ver a tabela para crer que não era mentira.
3 dobradinhas para BrawnGP, agora em declínio, contra 3 dobradinhas da RBR em festa e com muita alegria.
Quem será o primeiro piloto da Red Bull?
Agora não é hora de discutir, vamos primeiro acabar com os fantasmas e depois deixamos as crianças brincarem na pista.
Continuando a sessão de críticas para os pequenos, mais uma vez aplausos para Force India que cresce a cada corrida com Fisichella ganhando posições de Heidfeld e Alonso na pista e também para Sutil que vinha em ótima apresentação até que o gelado Kimi Raikkonen mais uma vez lhe encontrou no meio do caminho.
Vaias para Toyota que não é a mesma do começo do campeonato e está ameaçada por uma pequena e escondida Ferrari com Felipe Massa, ambos excluídos do campeonato por todos até por eles mesmos apenas da boca para fora.
Na Hungria, o resultado levantará provavelmente a bandeira da equipe campeã, mas não do piloto.