quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais uma devido a crise!

Toyota anuncia sua saída da Fórmula 1

A dúvida era constante, sempre com a crise batendo na porta, a Toyota ameaçava sua retirada da categoria já faz algum tempo, mas agora é p valer.
Nem a espetacular atuação de Kamui Kobayshi em Interlagos e Abu Dhabi conseguiu segurar a equipe no topo do automobilismo mundial.
Em comunicado no site oficial da Fórmula 1, a Toyota diz ver sua participação na categoria como uma contribuição para a prosperidade da cultura automotiva, mantendo-se dedicada a competir durante 8 anos no auge do esporte a motor, mesmo em face das mudanças bruscas econômica que começou no ano passado.
Durante as últimas oito temporadas, a Toyota marcou três pole positions, três voltas mais rápidas, 13 pódios e 278,5 pontos, embora nunca tenha alcançado a vitória.
A equipe ainda vista o seu tempo na F1 como uma experiência insubstituível e manifesta o seu profundo agradecimento aos seus fãs de F1 e outros por seu apoio caloroso.
A equipe também quer expressar sua profunda gratidão a todos os pilotos da Panasonic Toyota Racing, todos os funcionários da Toyota Motorsport que ajudaram a fazer conquistas da equipe possível.
A Toyota Motor Corporation pretende fazer o seu melhor para encontrar uma boa solução para as partes que serão afetadas por qualquer inconveniente que esta decisão possa causar.
A notícia vem como um duro golpe para a equipe do terceiro piloto Kamui Kobayashi, que tinha esperança de conseguir um cockpit para a próxima temporada. A equipe Williams, que usou motores Toyota nesta temporada, já anunciou que fará a mudança para o motor Cosworth na próxima temporada.
A retirada da Toyota, abre a vaga para a equipe Sauber, recentemente vendida para novos proprietários após a retirada da BMW.
Mesmo com o anuncio da Toyota, Bernie Ecclestone continua espantado já que os japoneses assinaram o Pacto da Concórdia até 2012. Bernie ainda declarou:
"Foi assinado pela Toyota, então duvido muito que eles passem por cima de algo que já assinaram. Eles não fazem o tipo de pessoas que desistem de um acordo como aquele", declarou.
Perguntado se a FOM poderia entrar com uma ação legal contra a Toyota, o que já foi prometido algumas vezes, o britânico se esquivou. "Não tenho ideia. Não é o tipo de coisa que fazemos, é?"
Agora a Fórmula 1 se despede da última equipe japonesa no grid.


3 comentários:

  1. Gente o que foi aquele japonês chorando??? Fiquei com muita dó...

    Bjs....e vamo que vamo....

    ResponderExcluir
  2. Acerca deste assunto, já falei o que tinha a dizer, mas posso dizer que eles saem devido à crise, esta é mais um pretexto para eles do que uma razão. É certo que gastaram 2,2 mil milhões de dólares ao longo dos oito anos em que estiveram, mas não conseguiram qualquer vitória. Isto é um fracasso em todos os sentidos para s sua maneira de estar na Formula 1.

    Mas também esta saída é uma vitória para a FIA, pois demonstra que por um lado, eles tinham razão quando diziam que aquela espiral de dinheiro não fazia sentido, e segundo, com a saída das construtoras, como eles e a BMW, são menos dois obstáculos no dominio da FIA sobre as construtoras. É que tendo garagistas no pelotão, estes são mais vulneráveis em termos de orçamentos (pilotos pagantes, dinheiro das transmissões...) logo, estão mais sujeitos aos mandos e desmandos do Tio Bernie. Em suma, isto é um prego no caixão da FOTA.

    ResponderExcluir
  3. saldo que a Toyota deixa não é nada positivo: algumas poles, nenhuma vitória e ter colocado em xeque o talento de algumas estrelas da Fórmula 1 como Olivier Panis, Ralf Schumacher e Jarno Trulli. E nunca um piloto campeão se aventurou a guiar um carro japonês. Há dois anos, ofereceram um caminhão de dinheiro para Felipe Massa, que recusou. Já pensou?

    ResponderExcluir