segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GP do Brasil - "We are the champions my friends"

Button e Brawn GP campeões mundiais de Fórmula 1
Foi o que Jenson Button cantou pelo rádio da equipe quando terminou o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A torcida, já em menor quantidade, escutou pelos falantes do autódromo a canção do grupo Queen, porém esse ano, não era a música que todos os brasileiros gostariam de escutar e sim, somente o hino da vitória para Rubens Barrichello. Depois de muita chuva no sábado e a alegria da pole do brasileiro, o mundo viu o sol sorrir no domingo, mas não para Rubinho. Logo na largada um toque entre Sutil e Kimi Raikkonen no "S" do Senna, um pouco mais atrás, Heikki Kovalainen contornava a segunda perna do S quando recebeu o toque de Sebastian Vettel e quase sobrou para Fisichella. Na reta oposta, Kimi foi fazer a ultrapassagem e só encontrou a traseira de Mark Webber. Logo depois na subida do laranjinha, o encontro de Jarno Trulli com Adrian Sutil sobrando para Fernando Alonso que não tinha nada a ver com a lambança. Nos boxes, Kovalainen sai com a mangueira ainda presa no carro e da um banho de combustível em Kimi Raikkonen causando uma explosão no pit lane. Vale lembrar que em 2008 no GP de Cingapura, Felipe Massa também saiu com a mangueira de combustível presa no carro e andou o pit lane inteiro com ela e ainda teve de esperar os mecânicos da Ferrari que estavam no começo dos boxes, chegarem para retirar a mangueira e ele voltar para a pista. Agora, ou foi um jogo de interesses ou realmente a fórmula 1 está mudando. Falo isso por que o Kovalainen parou no final do pit e foram os mecânicos da Brawn GP, que utiliza motor mercedes, que retiraram a mangueira do carro e liberaram o piloto para a pista novamente à frente de Kimi Raikkonen. Tudo isso favoreceu Jenson Button que largou em 14º e a essa altura já fazia ultrapassagens em cima de Romain Grosjean e Kazuki Nakajima chegando à 7ª colocação. Eis que surge o estreante Kamui Kobayashi. O japonês da Toyota segurou Jenson Button por boas voltas e não arredou o pé. Em uma das tentativas de Button no S do Senna, Kobayashi deu o troco dando o famoso "X" no piloto inglês. Enquanto todas as batidas favoreciam Jenson Button, Rubens Barrichello via a sua estratégia ir abaixo. Como fez uma primeira parte muito curta, a segunda perna da prova seria longa demais. O que ele não esperava era que o carro da Brawn perdesse tanto rendimento com o tanque cheio. Para colaborar, na última parte da prova, Rubinho ainda teve um pneu furado e o máximo que conseguiu foi um 8º lugar. Mark Webber venceu a prova, mas não merecia pela mudança de linha em reta mais de duas vezes no começo da prova provocando o acidente com Kimi Raikkonen, sendo assim merecia uma punição e não o troféu. Robert Kubica foi o segundo, sempre muito constante e sem erros. Lewis Hamilton fechou o pódio com ótima estratégia e bom rendimento do carro e o uso do Kers nas longas retas de Interlagos. Vaias para Romain Grosjean que nada fez durante a prova e foi ultrapassado por quase todo o grid. Aplausos para Kamui Kobayashi, o japonês voador que a Toyota procurava para continuar no grid em 2010. Títulos para Jenson Button e Brawn GP, conquistados claramente no começo da temporada, já que a reação de Adrian Newey e o foguete que se tornou a RBR, foi tarde demais.

2 comentários:

  1. E mais um mundial que acaba, mesmo faltando a ultima e nova corrida dos Emirados.
    Ai ai ouvir o Button cantando não foi legal...isso pq a gente nunca entendia o que ela falava no rádio, agora entendemos e muito bem...

    Belo texto, como sempre....

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. HA-HA-HA ! EU JÁ SABIA!

    ps: RUBINHO É CORREDOR DE KART!
    Só vc não percebeu ainda!

    E o unico piloto que vi no domingo foi o Hamilton saiu de 18º para o podio! CHUPA!

    ResponderExcluir