segunda-feira, 27 de abril de 2009

GP do Bahrein - No deserto só deu Button

Inglês ganha a terceira e dispara na tabela!
A corrida do Bahrein era para mostrar realmente quem está mandando no campeonato. Pista seca, circuito com longas retas e pontos de ultrapassagens. Um calor que batia os 50 graus na pista. Sendo assim a primeira fila da Toyota no grid de largada mostrava que a BrawnGP não era imbatível, porém os tanques de gasolina estavam bem diferentes. Trulli e Glock somente com o bafo da gasolina, Button e Vettel mais pesados. No meio dessa loucura a McLaren de Hamilton que já está bem acordada e louca para subir no pódio novamente. Na largada Hamilton usa bem o KERS e consegue ganhar a posição de Button, mas o inglês da Brawn retomaria sua posição logo na próxima volta. Trulli perde a posição para Glock. Um pouco mais atrás um sanduíche que muitos brasileiros não gostariam de ter visto. Rubens Barrichello, Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Os dois brasileiros se respeitaram como se fossem de uma mesma equipe e até “deixaram” Kimi escapar, mas no final, quando tudo parecia que ninguém ia se tocar. O pneu traseiro direito de Raikkonen toca no bico de Massa forçando o brasileiro a tirar o pé e ainda entrar nos boxes para trocar o bico quebrado. Como se já não bastasse, o sistema de telemetria e o KERS de Massa não estavam funcionando, sendo assim o brasileiro passou mais uma corrida sem pontuar. Depois da primeira rodada de pit stop, Jenson Button assumiu a ponta e não largou mais. Ruim para Rubens Barrichello que voltou atrás do lento Nelson Piquet e demorou três voltas para conseguir a ultrapassagem já que Nelsinho utilizou o sistema de recuperação de energia pela primeira vez e disparava na reta. Com a corrida completamente danificada pelo tempo perdido atrás de Nelsinho, Ross Brawn optou por uma estratégia diferente. Rubens que voava na pista e grudou em Hamilton que tinha logo a sua frente Vettel e Trulli nas posições de 2°, 3° e 4° recebeu a ordem de entrar nos boxes. Se tratando de Ross Brawn, ninguém entendeu a estratégia, mas todos pensaram: Vai dar certo! Não deu, e Rubens voltou no mesmo quinto lugar depois de sua terceira parada, mas muito distante de Hamilton, Vettel e Trulli. Por um pouco Barrichello não foi parar em sétimo por que saiu dos boxes em cima de Kimi Raikkonen e Timo Glock que brigavam pela sexta posição. A Ferrari marca três pontos com o sexto lugar de Kimi, mas também marca o seu pior início de campeonato desde quando estreou na categoria em 1951 quando marcou 4 pontos nas quatro primeiras provas.
A etapa européia começa agora, qual será a desculpa da Ferrari? Destaque para Lewis Hamilton que conseguiu um ótimo quarto lugar para o carro que tem. Zero para BMW que amargou as duas últimas posições com Kubica e Heidfeld.
Button e BrawnGP disparam no campeonato e aguardam o GP da Espanha tomando chá e pensando em que Adrian Newey pode arrumar para a cabeça deles.

2 comentários:

  1. Eu que sou uma mera espectadora da F-1 não consigo entender como do nada surge uma equipe como a Brawn que sai ganhando tudo e surpreendendo a todos.
    Uma pergunta: Se todos os pilotos de f-1 tivessem o mesmo carro que o Button, o que aconteceria???

    Será que o Nelsinho faria alguma coisa de útil??
    O Lewis..sairia com a faca nos dentes?

    Ótimo texto...como sempre !!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. O Nelsinho é a maior palhaçada que eu já vi.
    O cara é RUIM!

    ResponderExcluir