segunda-feira, 20 de abril de 2009

GP da China - Dilúvio e Vettel, a dupla infalível

Alemão abre a lista de vitórias da RBR

Em 2008 Sebastian Vettel conquistou sua primeira vitória no histórico GP de Monza debaixo de muita chuva e fez uma corrida impecável saindo na pole e dominando de ponta a ponta.
Além de ter se tornado o mais jovem piloto a subir no lugar mais alto do pódio, Vettel conseguiu a primeira e única vitória até o momento da Scuderia Toro Rosso.
Em 2009, em um campeonato completamente diferente, um fato se manteve. Antes da corrida na China a protagonista do GP da Malásia voltou. A chuva!
Sebastian Vettel largou na pole e conquistou a primeira vitória da equipe Red Bull Racing e sua segunda debaixo de muita chuva.
A largada foi dada com o safety car e depois de 8 voltas atrás do carro de segurança os carros partiram finalmente para a corrida.
Fernando Alonso que largou em segundo teve sua estratégia mudada erroneamente fazendo sua primeira parada uma volta antes do safety car deixar a pista e foi para o final do pelotão, sendo assim a briga ficava entre Vettel, Webber, Barrichello e Button.
Rubens ficou as primeiras 19 voltas sem um disco de freio e errou perdendo a posição para seu companheiro de equipe.
Porém o domínio do BGP001 se foi com a chuva. Jenson Button também não rendia o esperado e foi ultrapassado por Mark Webber.
O domínio Red Bull era tanto que depois da parada de Vettel, o alemão conseguiu chegar em Jenson Button e ultrapassá-lo sem tomar conhecimento.
Vettel impecável cruzou a linha de chegada em primeiro seguido por Mark Webber formando assim a primeira vitória e dobradinha da Red Bull Racing depois de 74 grandes prêmios disputados. Equipe essa que nasceu do espólio da equipe Jaguar.
Rubens Barrichello depois de ter problemas no começo da prova conseguiu ainda cravar a volta mais rápida da prova em 1min52s592 na 42ª volta. No final da corrida ainda aguentou a pressão de Heikki Kovalainen que finalmente terminou uma prova e na zona de pontuação na frente de seu companheiro Lewis Hamilton.
O atual campeão mundial mesmo com um carro a desejar conseguiu fazer uma boa prova, porém poderia ter conseguido muito mais não fossem os seus passeios fora da pista.
Destaque para Timo Glock que largou na 19ª posição e ainda marcou dois pontinhos.
Zero para Sebastien Bourdais e Nelson Piquet que viram o circuito de Xangai girar e girar e girar.
Lambança de Robert Kubica que acertou em cheio a trazeira da Toyota de Jarno Trulli antes da curva para a entrada da reta dos boxes relembrando o acidente de David Coulthard (Mclaren) e Michael Schumacher (Ferrari) na Bélgica no ano de 1998 também debaixo de muita água.
Felipe Massa em ótima atuação na chuva mais uma vez não terminou a prova com problemas elétricos na sua Ferrari e Kimi Raikkonen terminou em décimo sendo ultrapassado quatro vezes por Lewis Hamilton.
Com esse resultado a Ferrari iguala ao seu pior resultado desde 1981 quando Didier Pironi e Gilles Villeneuve também não pontuaram nas três primeiras etapas do campeonato.

3 comentários:

  1. Espero que a Ferrari se recupere a tempo de disputar o campeonato, afinal esperança é a última que morre.... fiquei feliz com o Massa.. porque ele mostrou mais uma vez que ele faz o que pode.... conseguiu 10 posições... ganhou algumas posições.. mas na maioria... passou um por um.... o que não foi citado no seu texto... masssss... tudo bem.. na próxima ele pontua....
    Tatiiiii

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Fuzar ( Ceará )23 de abril de 2009 às 10:59

    Na minha opinião esse ano a fórmula 1 está ANIMAL. Não é que nem os outros anos que só o Schumacher era campeão. Está disputado, e cada corrida uma surpresa.
    Muito bom!

    E de vedade, Lu...gostei do seu blog.
    Simples e objetivo.

    Muito bom!

    Abs,
    Rodrigo Fuzar

    ResponderExcluir
  3. Myke, ficou muitobom mas vale a pena frisar "3 voltas para passar o Nelsinho" até o Otavio Mesquita de Astra teria passado ele antes disso....rsrsrs.... e outra coisa, aceito o Palestra ser eliminado do Paulista e até da Libertadores, mas ver a Ferrari em 9º é de doer! Bjo do Xinga!

    ResponderExcluir